Raças leiteiras
Com 25,1 milhões de toneladas de leite produzidas anualmente, a França é o 8º maior produtor de leite do mundo.
Embora a França seja um produtor de tamanho modesto em comparação com outros grandes países leiteiros, a indústria francesa de lacticínios continua a subir no ranking mundial principalmente devido à sua capacidade de criar valor acrescentado no processamento de leite. De acordo com a classificação do Rabobank de 2020, 4 organizações francesas estão incluídas entre as 20 empresas de laticínios mais importantes do mundo: Lactalis, Danone, Sodiaal e Savencia. Além disso, a França lidera em vendas acumuladas e de valor agregado.
O desempenho da indústria leiteira francesa é explicado, em parte, pelo facto de a sua cadeia alimentar poder contar com uma base sólida de produtores, com os produtores de leite prestando muita atenção ao seu sistema de produção sustentável, fornecendo leite de alto teor, e também percebendo a importância do imagem dos laticínios retratada aos consumidores finais.
Os agricultores franceses utilizam uma oferta genética moderna e muito completa composta por touros com os melhores perfis possíveis para:
• Teor de proteína e gordura
• Caseínas de leite: para a melhor digestibilidade e “queijo” do leite
• Características funcionais que favorecem a longevidade animal
Eles têm a oportunidade de produzir leite de excelente qualidade, rico em nutrientes, e contribuir para o uso eficiente do leite produzido na França em benefício de uma indústria láctea de alto desempenho.